sábado, 25 de abril de 2009

Enriquecimento Ilícito só se fôr o do Estado

Basta apresentar pela internet a declaração do IRS para percebermos que fugirmos ao fisco é quase impossível pois temos que declarar todo e qualquer valor que tenha sido detectado pelas finanças mesmo que esse valor não tenha constituido qualquer ganho para nós.
Se tiver um filho a estudar e que nas férias quiser dar apoio num campo de férias e ganhar 200 euros mas se morar nos Açores terá de lhe pagar a viagem que só por sí leva esse valor e se juntar a isso as despesas que isso implica de transporte e alimentação
já estará a pôr algum do seu bolso; até aqui estamos conversados!
Quando declaro o IRS terei de juntar aos meus rendimentos 200 euros, valor esse que está associado àquele contribuinte e não tenh0 forma de enviar se não preencho o valor rendimento desse contribuinte,vai daí lá terei de pagar suponho eu ,talvez 42% desse valor sim porque eu declaro todos os meus rendimentos, lá se vão mais 84 € para os cofres do estado. Sim é necessário dirão alguns, mas pagar para trabalhar não, direi eu.Ou estarei equivocado ou a haver enriquecimento ilícito é sem dúvida a do estado que se apropria de um valor que o meu filho julgava SEU.
Mas a coisa não acaba aqui e quando valido o documento para entrega aparece uma mensagem tipo ameaça que me diz cuidado foram declarados rendimentos fora do seu local de residência como se um Açoreano, um Algarvio ou Transmontano não podesse estudar em Lisboa ou fazer uma colónia de férias no local onde estuda , fico à espera que me chamem às Finanças para poder prová-lo .
Vendo esta forma de tratamento que o fisco tem connosco temos o direito de perguntar como foi possível os bancos fazerem transferências de Milhões para paraísos fiscais compras e vendas em Off-Shores sem que ninguém tivesse no mínimo questionado para onde ia esse dinheiro.
Houve um político Português que disse que nós "temos o direito de indignação":
Eu já fiz o meu dever, faça você o mesmo.......não se esqueça que já há quem diga que devemos estar preparados para o pior ....
Enriquecimento ilícito Parte I

Sem comentários: